A Afesu é uma das primeiras ONGs do Brasil que oferece projetos de educação e qualificação profissional de forma 100% GRATUITA para mulheres de 7 a 25 anos.


Atuamos em três diferentes unidades: Afesu Veleiros, localizada na Vila Missionária, Zona Sul de São Paulo, Afesu Moinho, localizada na cidade de Cotia, e Afesu Morro Velho, no Jd. Taboão, sudoeste de SP.



Confira à seguir nosso modelo de trabalho e principais cursos, divididos por unidade:

ESCOLHA O PROJETO DE

ACORDO COM SEU ENDEREÇO:


Jardim Taboão - SP


Cotia - SP


Vila Missionária - SP

CONHEÇA NOSSO MODELO DE TRABALHO:

Conhecimento Técnico

Todos os projetos e cursos são estruturados para desenvolver as principais habilidades técnicas exigidas pelo mercado de trabalho. Além disso, as alunas recebem conteúdos focados que contribuem em suas escolas.

Preceptoria

É o acompanhamento individual e personalizado que cada uma das beneficiárias da Afesu recebe. A partir de encontros periódicos com profissionais tutoras, busca-se, por meio do diálogo, alcançar o autoconhecimento, vivenciar virtudes e valores e estabelecer metas de desenvolvimento pessoal.

Habilidades Socioemocionais

As alunas são estimuladas a desenvolver habilidades intrapessoais – a relação consigo mesmas – e interpessoais – a relação com os outros – no meio individual, familiar e profissional. Dessa forma, fortalecem a autoestima, aprendem a manter relações sociais saudáveis e aperfeiçoam sensos de empatia e resiliência.

Família

Peça fundamental no desenvolvimento das jovens, desde o início, a família é convidada a se envolver ativamente no processo educativo. Por meio de palestras, oficinas e atividades, os pais e responsáveis são orientados sobre as diferentes fases da vida da aluna, além de receberem assistência e atendimento personalizado de acordo com suas necessidades.

Processo Seletivo | AFESU 2024

Unidade localizada no Jd. Taboão - Campo Limpo, sudoeste de São Paulo.

Projeto Aprender

I, II, III e IV

Público: meninas matriculadas do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Duração: 1 ano | 400 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da manhã ou tarde.


Ampliação cognitiva e cultural das alunas, estimulando o desenvolvimento de habilidades e talentos através de oficinas temáticas e lúdicas, como forma de apoio escolar (Matemática, Linguagem, Inglês e Informática) e oficinas culturais de Música, Postura Pessoal, Atualidade e Cultura.

Projeto 1º Emprego

Público: meninas matriculadas no 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 1 ano | 400 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da tarde.


Preparação diferenciada e de qualidade para a entrada no mercado de trabalho através de oficinas, palestras, visitas e dinâmicas no contraturno escolar. Com o apoio da Ideate, as jovens participam do “Programa Junior Startup” e adquirem experiência prática e dinâmica na criação e na administração de uma empresa em fase inicial.

Novas Tecnologias

(Certificado pelo SENAI)

Público: meninas cursando o Ensino Médio, com 16 a 18 anos

Duração: 4 meses | 200 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da manhã ou tarde.


Conhecimentos de Eletricidade e instalação elétrica, micro controlador Arduíno e conexão de “coisas” através da internet. Curso prático para aprender a criar uma rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias conectando e trocando dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Trabalha a criatividade e a lógica para interligar sistemas. Será a porta de entrada para o mercado de trabalho no mundo digital em que vivemos.

Tecnologia Básica

Público: meninas matriculadas no Ensino Médio, preferencialmente no 1º Ano.

Duração: 1 ano | 410 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da manhã e tarde.


Conhecimento de ferramentas básicas de Informática para que as alunas enxerguem a tecnologia como uma aliada, ganhando fluência digital para ingressar no mercado de trabalho, podendo atuar como Jovem Aprendiz. Foco em autonomia escolar, desenvolvimento de repertório, estímulo à curiosidade, encantamento pelo mundo tecnológico, desenvolvimento de pensamento crítico, criativo e lógico. Conhecimento de Hardware e Pacote Office.

Se interessou por algum projeto

da Unidade Afesu Morro Velho?

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

Processo Seletivo | AFESU 2024

Unidade localizada da Vl. Missionária - SP, próxima a região do Jabaquara.

Projeto Vida I

Público: meninas no Ensino Fundamental I, do 3º ao 5º ano.

Duração: 1 ano | 450 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da tarde.


Atividades temáticas e jogos lúdicos no contraturno escolar que têm por objetivo desenvolver habilidades e capacidades cognitivas para ampliar o universo informacional, artístico e cultural, além de contribuir diretamente para a melhoria do rendimento na escola regular. Oficinas abrangendo atividades de Artes, Esporte, bem como oficinas de Matemática e Linguagem.


Projeto Vida II

Público: meninas no Ensino Fundamental II, do 6º ao 8º ano.

Duração: 1 ano | 540 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da manhã.


Atividades temáticas e jogos lúdicos no contraturno escolar que têm por objetivo desenvolver habilidades e capacidades cognitivas para ampliar o universo informacional, artístico e cultural e contribuir diretamente para a melhoria do rendimento na escola regular. Oficinas abrangendo atividades de Artes, Esporte, Música, Cultura e Lazer, bem como oficinas de Matemática, Linguagem, Inglês e Informática.

Empreendedorismo na Gastronomia

Público: meninas matriculadas no 9º ano do Ensino Fundamental II, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 1 ano | 410 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da tarde.


Oficinas teóricas e práticas que abrangem assuntos de Gastronomia, Postura Profissional e Atualidade e Cultura, bem como atividades de Matemática, Linguagem e Inglês, possibilitando a aluna a compreender o ambiente profissional, capacitando-a para o mercado de trabalho.

Tecnologia Básica

Público: meninas matriculadas no 9º ano do Ensino Fundamental II e no 1º ano do Ensino Médio.

Duração: 1 ano | 410 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da tarde.


Conhecimento de ferramentas básicas de Informática para que as alunas enxerguem a tecnologia como uma aliada, ganhando fluência digital para ingressar no mercado de trabalho, podendo atuar como Jovem Aprendiz. Foco em autonomia escolar, desenvolvimento de repertório, estímulo à curiosidade, encantamento pelo mundo tecnológico, desenvolvimento de pensamento crítico, criativo e lógico.

Desenvolvedor Web

Público: meninas matriculadas no 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 1 ano | 410 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da tarde.


Uso da tecnologia e exploração de novas ferramentas para solução de problemas, podendo se tornar uma desenvolvedora júnior, atuando como Jovem Aprendiz em empresas de Tecnologia e Marketing Digital.

Gestão e Tecnologia Aplicada

Público: meninas matriculadas no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 1 ano | 410 horas

Horário: De 2ª a 6ª, período da tarde.


Conhecimento de rotinas empresariais e cultura data-driven para colaborarem nas tomadas de decisões das empresas, através da análise e interpretação de dados. Tecnologia usada no conceito educacional e com foco na resolução de problemas. Oferece à aluna a capacidade de olhar o mercado de trabalho com mais compreensão dos processos e data-driven das empresas, podendo atuar como Jovem Aprendiz e auxiliar administrativo.

Técnico

em Enfermagem

Público: mulheres na faixa etária de 17 a 23 anos, formadas ou cursando o 3º ano do Ensino Médio

Duração: 2 anos | 1.854 horass teórico-práticas, sendo 626 horas de estágio curricular supervisionado

Horário: De 2ª a 6ª, período da manhã.


Curso presencial de nível técnico, aprovado pelo MEC, que oferece formação profissional com aulas teóricas e práticas em laboratório especializado, localizado na própria Unidade. Compreende também estágios curriculares não remunerados em unidades básicas de saúde, hospitais, CAPS, UBS e AMAS.

Projeto Maker

Público: meninas matriculadas no 9º ano do Ensino Fundamental II e no 1º ano do Ensino Médio.

Duração: 3 meses | 72 horas

Horário: 2ª e 6ª, no período da tarde.


O curso consiste no aprendizado de técnicas como desenho vetorial, impressão 3D, programação, foto e vídeo, corte a laser entre outras. Ao final, as alunas apresentam os projetos de inovação na cerimônia de premiação. Inserção digital, gestão de projetos, criatividade e inovação preparando para o mercado de trabalho

Se interessou por algum projeto

da Unidade Afesu Veleiros?

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

Processo Seletivo | AFESU 2024

Unidade localizada na cidade de Cotia - SP, região de Granja Vianna.

Projeto Vida I e II

Público: meninas matriculadas 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

Duração: 1 ano | 220 horas (período da tarde) e 450 horas (período da manhã)

Horário: De 2ª a 6ª no período da manhã e 3x na semana no período da tarde.


Atividades temáticas e jogos lúdicos no contraturno escolar. Oficinas abrangendo atividades de Informática, Inglês, Culinária, Educação Física, Artesanato, bem como oficinas de Matemática e Linguagem, que têm por objetivo o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e socioemocionais ampliando o repertório das alunas e refletindo na melhoria do rendimento na escola regular

Técnico em Gastronomia

Público: mulheres com o Ensino Médio concluído, de 17 a 25 anos.

Duração: 1 ano | 800 horas

Horário: De 2ª a 6ª, das 08h10 às 12h35.


Curso presencial de nível técnico, aprovado pelo MEC, que oferece aulas práticas e teóricas formando profissionais que dominam as técnicas de culinária, higiene, práticas na cozinha, confeitaria, culinária brasileira e internacional, cozinha contemporânea, serviço e gestão de restaurante, produção e manipulação dos alimentos, trabalho em equipe e supervisão do time. 

Projeto Trilhas - Preparação para o 1º Emprego

Preparação diferenciada e de qualidade para a entrada no mercado de trabalho através de oficinas, palestras, visitas e dinâmicas no contraturno escolar. Com o apoio da Ideate, as jovens participam do “Programa Junior Startup” e adquirem experiência prática e dinâmica na criação e na administração de uma empresa em fase inicial, com modelo de negócio voltado à inovação. 

Trilhas I - Eu e o Mundo Empresarial

Público: meninas matriculadas no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 1 ano | 280 horas

Horário: 3 vezes por semana, das 14h às 16h45


Gestão Empresarial, Marketing e Vendas, Recepção e Atendimento a Clientes. 

Trilhas II - Eu e a Gestão

do Turismo

Público: meninas matriculadas no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 1 ano | 280 horas

Horário: 3 vezes por semana, das 14h às 16h45


Gestão de Turismo, Projeto de Vida e Escolha Profissional.

Trilhas III - Eu e o Empreendedorismo

Público: meninas matriculadas no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 1 ano | 280 horas

Horário: 3 vezes por semana, das 14h às 16h45


Empreendedorismo na Gastronomia, desenvolvimento de Plano de Negócios, Independência Financeira.

Se interessou por algum projeto

da Unidade Afesu Moinho?

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE


Me inscrevi, e agora?

Após a realização da inscrição, a Unidade entrará em contato com a interessada ou seu responsável para agendar uma entrevista e, se necessário, uma prova. O contato acontecerá por e-mail ou telefone. Nos casos dos cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Gastronomia, a prova é obrigatória.

Acompanhe a Afesu nas mídias socias:

AFESU - Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários.